A corrida entre Brasil, China, EUA e países da Europa para explorar ‘novo pré-sal’

A Corrida entre Brasil, China, EUA e Países da Europa para Explorar o Novo Pré-Sal

A descoberta de grandes reservas de petróleo no Pré-Sal, no Brasil, em 2007, desencadeou uma corrida entre Brasil, China, Estados Unidos e países da Europa para explorar a área. O campo de Libra, localizado na Bacia de Santos, foi o primeiro a ser descoberto e, desde então, outras áreas foram encontradas.

Governo do Brasil

O governo brasileiro tem lutado para assegurar a exploração do Pré-Sal, tendo lançado diversos leilões de licenças de exploração desde 2014. No entanto, a falta de investimento estrangeiro tem sido um problema, uma vez que as grandes empresas de petróleo preferem investir em outras áreas, como a Ásia.

Estrangeiros Interessados

Os EUA e a China têm sido os principais interessados no Pré-Sal. A China tem investido pesadamente na área, já que a empresa estatal de petróleo, a China National Petroleum Corporation (CNPC), tem investido bilhões de dólares em projetos de exploração de petróleo.

O governo brasileiro também tem permitido a participação de outros países na exploração do Pré-Sal. Em 2016, o governo brasileiro autorizou a participação de empresas de petróleo de países da Europa, como a Total, a Shell e a BP, para explorar a área.

Conclusão

Desde a descoberta do Pré-Sal, em 2007, o Brasil tem lutado para assegurar a exploração da área. A China tem sido o principal interessado, mas outros países, como os Estados Unidos e a Europa, também têm investido na área. O governo brasileiro tem incentivado a participação de empresas estrangeiras na exploração e produção de petróleo no Pré-Sal.

Share this Article