A Hidrelétrica de Santo Antônio, localizada na região do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, foi reativada nesta terça-feira, 4 de maio, após sete anos e meio parada. A usina foi soterrada pelos rejeitos da Samarco, empresa de mineração responsável pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, em 2015.
Hidrelétrica de Santo Antônio
A Hidrelétrica de Santo Antônio foi construída em 2008, com a finalidade de abastecer a região do Vale do Rio Doce com energia elétrica. No entanto, a usina foi soterrada pelos rejeitos da Samarco, empresa de mineração responsável pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, em 2015.
Reativação da hidrelétrica
Após sete anos e meio parada, a Hidrelétrica de Santo Antônio foi reativada nesta terça-feira, 4 de maio. A usina foi totalmente reestruturada, com a instalação de novos equipamentos e sistemas modernos, e passou por um processo de limpeza e recuperação do meio ambiente.
Novos benefícios
A reativação da hidrelétrica traz diversos benefícios para a região. Além da produção de energia elétrica, a usina também vai contribuir para a preservação do meio ambiente, já que a água da usina será usada para irrigação de lavouras, abastecimento de cidades e geração de energia limpa.
Conclusão
A reativação da Hidrelétrica de Santo Antônio, após sete anos e meio parada, é uma grande conquista para a região do Vale do Rio Doce. A usina vai contribuir para a produção de energia elétrica, para a irrigação de lavouras, para o abastecimento de cidades e para a geração de energia limpa.