.html
Câncer: o fim da sentença de morte?
O câncer é uma doença que ainda causa muito temor e, por isso, é importante conhecer os sinais e sintomas que podem indicar que algo não vai bem. O médico oncologista Ricardo de Almeida, do Hospital Sírio Libanês, e a paciente Débora Ferreira, que foi diagnosticada com câncer de mama, falam sobre a doença e seus sinais.
Os sinais e sintomas do câncer
Os sinais e sintomas do câncer podem ser diferentes, dependendo da região do corpo em que o tumor se formou. O médico explica que, em geral, são sinais que não desaparecem com o passar do tempo.
“O sinal mais comum é uma massa. Mas também podemos ter dor, emagrecimento, alterações na pele, alterações no hábito intestinal, alterações no hábito urinário, alterações no hábito menstrual, alteração na voz, alterações nos olhos”, explica Ricardo de Almeida.
A história de Débora Ferreira
Débora Ferreira conta que, durante um ano, apresentou sinais que não desapareciam e que a levaram a procurar um médico. “Eu estava com uma dor na mama direita por mais de um ano. Fui ao médico e ele pediu para fazer uma mamografia e um ultrassom. Foi aí que descobri que eu tinha câncer”, conta.
Débora destaca a importância de não deixar de lado os sinais que o corpo dá. “É muito importante que a gente preste atenção no nosso corpo, nos sintomas que a gente sente, para que a gente possa tratar o mais rápido possível”, afirma.
O tratamento do câncer
O tratamento do câncer varia de acordo com o tipo da doença e com o estágio em que ela se encontra. O médico Ricardo de Almeida explica que o tratamento pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, imunoterapia e terapias-alvo.
“O tratamento é individualizado para cada paciente e tem como objetivo curar a doença, mas também controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente”, diz.
Ricardo de Almeida explica ainda que, com os avanços da medicina, o tratamento do câncer tem se tornado cada vez mais eficaz. “O tratamento é cada vez mais eficaz, principalmente em relação aos tumores que são considerados mais agressivos, como o câncer de mama, o câncer de próstata, o câncer de pulmão e o câncer de cólon”, afirma.
O futuro do tratamento do câncer
Por meio da pesquisa, a medicina tem avançado cada vez mais no tratamento do câncer. O médico Ricardo de Almeida destaca que, no futuro, a medicina poderá oferecer tratamentos cada vez mais personalizados para cada paciente.
“A medicina tem avançado muito e hoje temos tratamentos cada vez mais personalizados, que permitem que os pacientes tenham melhores resultados e melhores taxas de cura. No futuro, vamos ter tratamentos ainda mais personalizados, que serão desenvolvidos de acordo com o perfil de cada paciente”, finaliza.
Conclusão
O câncer é uma doença que ainda causa muito temor, mas é importante conhecer os sinais e sintomas para que ela possa ser detectada precocemente. Os sinais e sintomas variam de acordo com a região do corpo em que o tumor se formou e, geralmente, são sinais que não desaparecem com o passar do tempo. O tratamento do câncer varia de acordo com o tipo da doença e com o estágio em que ela se encontra e pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, imunoterapia e terapias-alvo. Com os avanços da medicina, o tratamento do câncer tem se tornado cada vez mais eficaz e, no futuro, a medicina poderá oferecer tratamentos cada vez mais personalizados para cada paciente.