Descubra como Campinas (SP) já foi banhada por um oceano. Evidências da pesquisa revelam!

## Evidências de que Campinas (SP) Já Teve um Oceano
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) descobriu evidências de que Campinas, no interior de São Paulo, já foi banhada por um oceano.

De acordo com a pesquisa, esta região já foi parte de um ambiente marinho, há cerca de 450 milhões de anos atrás, durante o período Paleozoico.

**O Estudo**
A pesquisa foi realizada por meio da análise de sedimentos de rochas da região. O estudo foi publicado na revista científica “Geological Magazine”, de autoria de quatro pesquisadores da Unicamp.

**Resultados**
Os resultados da pesquisa indicaram que a região de Campinas já foi banhada por um oceano, durante o período Paleozoico, que se estende de cerca de 541 milhões de anos atrás até aproximadamente 252 milhões de anos atrás.

**Rochas Sedimentares**
Os pesquisadores descobriram que as rochas sedimentares da região, conhecidas como arenitos, foram formadas por sedimentos que provêm das praias e oceanos.

**Conclusão**
A conclusão do estudo foi que Campinas já foi banhada por um oceano há cerca de 450 milhões de anos atrás.

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) descobriu evidências de que Campinas, no interior de São Paulo, já foi banhada por um oceano há cerca de 450 milhões de anos atrás.

Para chegar a este resultado, os pesquisadores realizaram uma análise de sedimentos de rochas da região, que foi publicada na revista científica “Geological Magazine”.

Os resultados da pesquisa indicaram que a região de Campinas já foi parte de um ambiente marinho durante o período Paleozoico, que se estende de cerca de 541 milhões de anos atrás até aproximadamente 252 milhões de anos atrás.

Os pesquisadores descobriram que as rochas sedimentares da região, conhecidas como arenitos, foram formadas por sedimentos que provêm das praias e oceanos.

Assim, a conclusão do estudo foi que Campinas já foi banhada por um oceano há cerca de 450 milhões de anos atrás. Esta descoberta é um importante passo para entender melhor a história geológica do estado de São Paulo.

Share this Article