O Vulcão Fuego, localizado na Guatemala, entrou em erupção na manhã desta terça-feira (4), causando um forte tremor de terra e deixando a população em alerta.
O Vulcão Fuego
O Vulcão Fuego é o vulcão mais poderoso da América Central, localizado a cerca de 40 km da capital da Guatemala, Cidade da Guatemala. É um dos mais ativos da região, tendo entrado em erupção mais de 20 vezes desde 2000.
Os Efeitos da Erupção
O tremor de terra foi sentido em toda a região, com intensidade máxima de 5,2 na escala Richter. O Serviço Nacional de Proteção Civil (Conred) informou que a erupção provocou um deslizamento de terra na aldeia de El Rodeo, que destruiu algumas casas e deixou várias pessoas desalojadas.
A Conred também relatou que a erupção provocou a formação de uma coluna de cinzas que se elevou a cerca de 4,5 km de altura, provocando chuvas ácidas na região. Estima-se que cerca de 1.800 pessoas tenham sido evacuadas de suas casas até o momento.
Medidas de Prevenção
O governo da Guatemala decretou estado de emergência na região afetada e aconselhou a população a permanecer em suas casas e a seguir as orientações das autoridades. A Conred também informou que está monitorando a situação de perto e está preparada para atender às necessidades da população.
O Vulcão Fuego é o vulcão mais poderoso da América Central e entrou em erupção na manhã desta terça-feira (4). O tremor de terra foi sentido em toda a região, com intensidade máxima de 5,2 na escala Richter. O Serviço Nacional de Proteção Civil (Conred) informou que a erupção provocou um deslizamento de terra na aldeia de El Rodeo, destruindo algumas casas e deixando várias pessoas desalojadas.
A Conred também relatou que a erupção provocou a formação de uma coluna de cinzas que se elevou a cerca de 4,5 km de altura, provocando chuvas ácidas na região. Estima-se que cerca de 1.800 pessoas tenham sido evacuadas de suas casas até o momento.
Medidas de Prevenção
O governo da Guatemala decretou estado de emergência na região afetada e aconselhou à população a permanecer em suas casas e a seguir as orientações das autoridades. A Conred também informou que está monitorando a situação de perto e está preparada para atender às necessidades da população.
O Vulcão Fuego é considerado um dos vulcões mais ativos da América Central, tendo entrado em erupção mais de 20 vezes desde 2000. Devido à sua atividade vulcânica, o governo da Guatemala tomou medidas de prevenção para proteger a população, como o decreto de estado de emergência na região afetada.
A Conred também monitora a situação de perto e está pronta para prestar assistência à população. Estima-se que até o momento cerca de 1.800 pessoas já tenham sido evacuadas de suas casas devido à erupção do Vulcão Fuego.
É importante que a população siga as orientações das autoridades e fique atenta às notícias sobre o vulcão para que possam tomar as medidas necessárias para se proteger. A Conred continua monitorando a situação de perto e está pronta para prestar assistência à população.