Fiocruz alerta sobre o reaparecimento do “sorotipo 3” da dengue no Brasil

A Dengue é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos e que vem crescendo cada vez mais no Brasil. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), especialmente no Rio de Janeiro, foi detectado um aumento significativo na presença do sorotipo 3, que até então não era visto há mais de 40 anos.

O que é a Dengue?

A Dengue é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos da família Aedes aegypti, que também é responsável pela transmissão da Zika e da Chikungunya. Esta doença é caracterizada por sintomas como a febre alta, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações, erupção na pele, surgimento de manchas e náuseas, entre outras.

O Reaparecimento do Sorotipo 3

Até então, eram registrados no Brasil apenas os sorotipos 1 e 2 da Dengue, mas recentemente a Fiocruz identificou o reaparecimento do sorotipo 3 no Rio de Janeiro. Apesar de ser menos frequente do que outros dois, o sorotipo 3 é considerado o mais perigoso, pois causa um quadro clínico mais grave, com risco de complicações que podem levar ao óbito.

Prevenção e Tratamento

A melhor forma de prevenir a Dengue é evitar a proliferação dos mosquitos por meio da limpeza de terrenos baldios e retirada de água parada, além da utilização de repelentes. No entanto, caso a doença seja identificada, é aconselhável procurar um médico para avaliação e controle dos sintomas. O tratamento da Dengue é feito geralmente com medicamentos para aliviar a dor e a febre, além de repouso e ingestão de líquidos.

Conclusão

A presença do sorotipo 3 da dengue é um sinal de alerta para que a população redobre os cuidados quanto à prevenção desta doença. Para evitar complicações, é importante que se procure um médico assim que os sintomas forem identificados, para que sejam feitos os devidos tratamentos. Ainda assim, a melhor forma de prevenção é a eliminação dos focos de reprodução dos mosquitos.

Share this Article