A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou nesta terça-feira (4) que a inflação média anual na zona do euro caiu para 1,3% em março, com a redução nos preços de energia e alimentos contribuindo para o resultado.
A Inflação na Zona do Euro
A inflação na zona do euro foi de 1,3% em março, de acordo com os dados divulgados pela OCDE. O resultado foi 0,1 ponto percentual menor do que o registrado em fevereiro, e 0,3 ponto percentual abaixo da taxa de inflação média anual de 1,6% registrada em março de 2020.
A redução nos preços de energia foi a principal contribuinte para a desaceleração da inflação, com a queda nos preços do petróleo e do gás natural, além de outros combustíveis, contribuindo para a redução dos preços. Além disso, a queda dos preços dos alimentos também contribuiu para o resultado, com a redução dos preços de carne, frutas, legumes e bebidas alcoólicas.
Fatores que Contribuíram para a Desaceleração da Inflação
A redução nos preços de energia e alimentos foi o principal fator para a desaceleração da inflação na zona do euro em março. A queda nos preços do petróleo e do gás natural, além de outros combustíveis, contribuiu para a redução dos preços. Além disso, a queda dos preços dos alimentos também contribuiu para o resultado, com a redução dos preços de carne, frutas, legumes e bebidas alcoólicas.
A redução nos preços da energia foi maior na Alemanha, França e Itália, com as taxas de inflação média anual caindo para 1,2%, 1,3% e 1,6%, respectivamente. A inflação na Espanha foi de 0,8%, enquanto a taxa de inflação na Holanda foi de 1,9%.
Outros Fatores que Influenciaram a Inflação
Além da redução nos preços de energia e alimentos, outros fatores também contribuíram para a desaceleração da inflação na zona do euro. A queda nos preços dos serviços, como transporte, alojamento e serviços de recreação, também contribuiu para a redução da inflação. Além disso, a queda nos preços de bens industriais, como equipamentos de informática e eletrodomésticos, também contribuiu para o resultado.
Conclusão
A inflação na zona do euro caiu para 1,3% em março, de acordo com os dados divulgados pela OCDE. A redução nos preços de energia e alimentos foi a principal contribuinte para a desaceleração da inflação, com a queda nos preços do petróleo e do gás natural, além de outros combustíveis, contribuindo para a redução dos preços. Além disso, a queda dos preços dos serviços, como transporte, alojamento e serviços de recreação, e dos bens industriais, como equipamentos de informática e eletrodomésticos, também contribuiu para o resultado.