Investigação a 20 faculdades: PF e CGU suspeitam de fraude no Fies. Descubra o que está acontecendo!

.

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira (12) uma operação em oito estados e no Distrito Federal para combater fraudes no sistema do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Operação da PF

A operação, batizada de “Fies Fraud”, foi iniciada com o cumprimento de 28 mandados de busca e apreensão, sendo 13 no Distrito Federal e 15 nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Ceará.

Objetivo

O objetivo é apurar fraudes no sistema do Fies, que consistem em empréstimos para financiar a graduação de estudantes de baixa renda.

Investigação

A investigação foi iniciada a partir de denúncias de fraudes no sistema de financiamento estudantil. Os suspeitos são acusados de “desvio de recursos, associação criminosa, falsidade ideológica, uso de documento falso e lavagem de dinheiro”, segundo a PF.

Recursos

Os recursos desviados seriam utilizados para financiar bolsas de estudo de estudantes de baixa renda, como parte do Programa de Financiamento Estudantil (Fies).

Suspeitos

Os suspeitos são acusados de fraudar o sistema para apropriação indébita de recursos públicos, aproveitando-se da facilidade de acesso ao financiamento estudantil.

Investigação

A operação é realizada pela Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros (DRCFI) da PF, com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), do Ministério Público Federal (MPF) e do Tribunal de Contas da União (TCU).

Share this Article