Os touros foram transportados de avião da cidade de Sorriso (MT) para Dakar, capital do Senegal. O transporte aéreo foi realizado como parte de um projeto da empresa Manoel Gomes & Filhos, que visa facilitar o acesso ao melhoramento genético a gado bovino Africano.
Esta não foi a primeira vez que touros foram transportados de avião para fora do Brasil. Desde 2006, mais de 6.000 animais já foram enviados para países como Angola, Moçambique, Namíbia, São Tomé e Príncipe e muitos outros.
O voo de Sorriso ao Senegal foi realizado no jato de carga Boeing 777F, operado pela empresa aérea GOL. Após passar pelo Brasil, a aeronave foi para a capital da República Dominicana, Santo Domingo, para carregar a carga de touros. Em seguida, o avião seguiu seu percurso para o Senegal, viajando por mais de 8 horas.
Durante todo o voo, todos os animais receberam cuidados especiais. O tratamento de bem-estar animal foi garantido por uma equipe de veterinários brasileiros e senegaleses, que acompanhou o voo durante todo o tempo. O avião também foi equipado com sistemas de ar condicionado e pressurização para garantir o conforto dos animais.
No Senegal, os touros foram recebidos pela empresa francesa Transalliance. Eles serão criados em um rebanho onde receberão nutrição e cuidados especiais para o desenvolvimento saudável. A ideia é que os touros sejam usados na produção de sêmen, que será vendido para criadores de gado bovino de outras regiões da África.
Esse projeto visa melhorar a qualidade do gado africano, assim como também promover a interação entre criadores de gado brasileiros e africanos. Os níveis de produtividade e rentabilidade dos rebanhos aumentarão com o acesso ao melhoramento genético, o que trará benefícios para ambos os lados.