‘Levo livros para a cela onde moro’: conheça as histórias de detentos que fazem o Enem de dentro do presídio

Cada vez mais, cresce o número de detentos que realizam o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de dentro do presídio. A partir da edição de 2020, o Exame será oferecido em unidades prisionais de todo o Brasil. A iniciativa foi possível graças à parceria entre o Governo Federal e o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Essa iniciativa visa proporcionar aos detentos uma forma de se reinserir na sociedade e oportunizar o acesso à educação. Além disso, o estudo pode ser um importante recurso para ajudar a amenizar as condições do cárcere.

Oportunidade de Transformação

O ENEM tem se tornado uma grande oportunidade para a transformação dos detentos, que conseguem acessar o mundo acadêmico e ter um contato maior com a realidade à sua volta. Além de incentivar o protagonismo e o desenvolvimento de habilidades.

Um dos exemplos mais interessantes desses casos é o de William dos Santos, que está cumprindo pena por tráfico de drogas. Desde que começou a cumprir pena, William leva os livros para a cela onde mora. Ele conta que, com a ajuda dos livros, tem a chance de estudar e de se preparar para o ENEM.

A Importância da Educação

A educação desempenha um papel importante para aqueles que estão presos, pois contribui para a redução do tempo de pena. No Brasil, há diversas leis que proporcionam a redução da pena mediante a frequência e o aproveitamento em cursos de educação profissional.

Além disso, a educação auxilia os detentos a desenvolverem habilidades e competências para a reintegração social. Por isso, a oferta do ENEM nas unidades prisionais tem uma forte relação com a redução da criminalidade e com a reinserção dos detentos na sociedade.

Conclusão

Um dos principais objetivos do ENEM nas unidades prisionais é oferecer aos detentos a oportunidade de se reinserir na sociedade, por meio da educação. Com isso, eles conseguem desenvolver suas habilidades e competências, além de ter a chance de obter uma redução de pena. Assim, o ENEM pode ser um importante recurso para ajudar a amenizar as condições do cárcere e para a promoção da transformação dos detentos.

Share this Article