Pirassununga e Porto Ferreira têm adesão a vacina bivalente contra Covid abaixo da média nacional
Pirassununga e Porto Ferreira, no interior de São Paulo, têm menor adesão à vacina bivalente contra a Covid-19 em comparação com a média nacional. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, até o último dia 11 de julho, apenas 31,6% da população de Pirassununga e 30,6% de Porto Ferreira tinham tomado a primeira dose da vacina.
A média nacional de adesão à vacina está em 40,5%. No estado de São Paulo, a adesão é de 40,9%. A maior adesão foi registrada em Hortolândia, com 53,8%, seguida por Americana, com 50,9%, e Sumaré, com 46,5%.
De acordo com o secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn, a região de Pirassununga e Porto Ferreira, assim como outras localidades do interior, está sendo foco de campanhas de vacinação intensificadas, com ações em parceria com a Prefeitura e a Sociedade Civil.
“Estamos trabalhando para ampliar as estratégias de vacinação, como ações de mobilização e conscientização da população, além de trabalhar para que a região tenha mais doses de vacina disponíveis. É importante que as pessoas se conscientizem da importância de tomar a vacina para evitar o contágio e a propagação da doença”, afirmou Gorinchteyn.
Mesmo com as campanhas de conscientização, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a segurança da vacina e a eficácia da imunização. Por isso, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo tem divulgado informações sobre os benefícios da vacinação e orientações sobre a segurança das vacinas.
Gorinchteyn reforça que os efeitos colaterais da vacina são leves e que, mesmo assim, é importante que as pessoas procurem um posto de saúde para que possam ser acompanhadas. “A vacina é segura e todos devem se vacinar para evitar a pandemia e proteger a saúde de todos”, conclui.