Presentes e Serviços de Dia das Mães 7,2% mais caros em 2021: Confira a Pesquisa!

O Dia das Mães se aproxima e, de acordo com a Pesquisa de Preços do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), os preços de presentes e serviços relacionados à data aumentaram em relação ao ano passado. O estudo mostra que, em comparação a 2022, os preços estão 72% mais caros.

O que diz a pesquisa?

A pesquisa do IBRE, realizada entre os dias 10 e 11 de maio de 2023, apontou que os preços de presentes e serviços relacionados ao Dia das Mães estão 72% mais caros do que em 2022. Segundo o estudo, os itens mais caros são os de beleza e cuidados pessoais, com um aumento de 98%, seguido por vestuário, com um aumento de 91%. Os produtos de alimentação também tiveram um aumento considerável, com um aumento de 79%.

Por que os preços estão mais altos?

De acordo com o economista e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Paulo Gala, o aumento dos preços se deve principalmente ao aumento da demanda por esses produtos e serviços. Além disso, o economista afirma que a inflação também contribui para o aumento dos preços.

O que fazer para economizar?

Para economizar neste Dia das Mães, o economista sugere que os consumidores pesquisem antes de comprar, para encontrar os melhores preços e promoções. Além disso, ele sugere que os presentes sejam feitos com carinho e criatividade, pois isso não tem preço.

Conclusão

A Pesquisa de Preços do IBRE revelou que os preços de presentes e serviços relacionados ao Dia das Mães estão 72% mais caros do que em 2022. O aumento dos preços se deve principalmente ao aumento da demanda e à inflação. Para economizar, o consumidor deve pesquisar os melhores preços e promoções e optar por presentes feitos com carinho e criatividade.

Share this Article