para o Google.
Taxa de Desemprego no Brasil aumenta para 8,8%
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na última quarta-feira (28) que a taxa de desemprego no Brasil aumentou para 8,8% no trimestre encerrado em março de 2023.
Desemprego aumenta em todas as regiões do país
A taxa de desemprego aumentou em todas as regiões do país. No Nordeste, foi de 10,2%, no Sul foi de 8,3%, no Centro-Oeste foi de 8,1%, no Norte foi de 8,0% e na região Sudeste foi de 7,4%.
Taxa de desemprego no Brasil aumenta em relação ao trimestre anterior
A taxa de desemprego no Brasil aumentou em relação ao trimestre anterior, que foi de 8,3%. O número de pessoas desempregadas aumentou de 14,1 milhões para 14,7 milhões.
Taxa de desemprego aumenta em todos os grupos de trabalhadores
A taxa de desemprego aumentou em todos os grupos de trabalhadores, com destaque para os trabalhadores com ensino médio incompleto, cuja taxa aumentou de 12,3% para 13,1%.
Taxa de desemprego aumenta em todos os setores da economia
A taxa de desemprego aumentou em todos os setores da economia. O setor de serviços foi o que teve o maior aumento, de 8,2% para 8,5%. O setor industrial teve um aumento de 7,4% para 7,7%, enquanto o setor agrícola aumentou de 8,4% para 8,7%.
Taxa de desemprego aumenta em todos os estados do Brasil
A taxa de desemprego aumentou em todos os estados do Brasil. O estado que teve o maior aumento foi o Maranhão, que aumentou de 11,3% para 12,2%. O estado de São Paulo teve o menor aumento, de 6,9% para 7,2%.
Conclusão
O IBGE divulgou que a taxa de desemprego no Brasil aumentou para 8,8% no trimestre encerrado em março de 2023. O aumento foi registrado em todas as regiões do país, bem como em todos os grupos de trabalhadores e setores da economia. O estado que teve o maior aumento foi o Maranhão, enquanto o estado de São Paulo teve o menor aumento.