A taxa básica de juros da economia brasileira, conhecida como Selic, foi mantida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) em 13,75% ao ano. Esta é a quinta vez consecutiva que a taxa básica de juros é mantida neste patamar.
O que é a taxa básica de juros da economia brasileira?
A taxa básica de juros da economia brasileira, também conhecida como Selic, é o principal instrumento de política monetária usado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação. A taxa Selic é usada como referência para outras taxas de juros, como a taxa de juros do cheque especial, financiamentos de veículos, empréstimos bancários e outros.
O que é o Comitê de Política Monetária (Copom)?
O Comitê de Política Monetária (Copom) é um órgão responsável por definir a política monetária do Banco Central (BC). O Copom é composto por sete membros, sendo que cinco deles são membros do Conselho Monetário Nacional (CMN), que é presidido pelo presidente do Banco Central (BC). O Copom é responsável por decidir sobre a taxa básica de juros da economia brasileira, conhecida como Selic.
Por que a taxa básica de juros da economia brasileira foi mantida em 13,75% ao ano?
O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu manter a taxa básica de juros da economia brasileira em 13,75% ao ano, pois a inflação está sob controle. A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) está dentro da meta de inflação de 4,25% ao ano estabelecida pelo Banco Central (BC). Além disso, o Copom considerou que a economia brasileira ainda está em processo de recuperação após a pandemia de Covid-19 e que a taxa de juros elevada ainda é necessária para evitar que a inflação aumente.
Conclusão
O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu manter a taxa básica de juros da economia brasileira em 13,75% ao ano. Esta é a quinta vez consecutiva que a taxa básica de juros é mantida neste patamar. A decisão foi tomada devido à inflação estar sob controle e à economia brasileira ainda estar em processo de recuperação após a pandemia de Covid-19. A taxa de juros elevada é necessária para evitar que a inflação aumente.