Tomar mais de duas bebidas alcoólicas por semana: um hábito que pode levar ao câncer

O Consumo Elevado de Bebidas Alcoólicas Pode Aumentar o Risco de Desenvolver Câncer

O consumo de bebidas alcoólicas, especialmente em quantidades elevadas, pode aumentar o risco de desenvolvimento de câncer, de acordo com um estudo realizado por cientistas do Reino Unido. Os pesquisadores concluíram que consumir mais de duas porções de álcool por semana aumenta o risco de câncer de mama em até 22%, e o risco de câncer de boca em até 52%.

De acordo com os especialistas, o risco de desenvolver câncer de boca, laringe, esôfago e fígado aumenta com o aumento do consumo diário de álcool. O estudo foi realizado com base em dados de 12.300 mulheres, durante um período de 10 anos. O resultado deste estudo sugere que os adultos que consomem bebidas alcoólicas devem fazer isso com moderação, para reduzir o risco de desenvolvimento de câncer.

Os especialistas revelaram que os resultados do estudo são consistentes com as diretrizes de consumo de álcool emitidas pelo governo do Reino Unido. Segundo as diretrizes, as mulheres devem limitar o consumo de álcool a 14 unidades por semana e os homens a 21 unidades por semana. Uma unidade é equivalente a uma lata de cerveja, meio copo de vinho (150 ml) ou um quarto de copo de destilado (37,5 ml).

No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, as recomendações são semelhantes às do Reino Unido, sugerindo que mulheres jovens e adultas não devem ingerir mais de seis unidades de álcool por semana e homens jovens e adultos não devem ingerir mais de nove unidades de álcool por semana.

Uma dieta balanceada, rica em frutas e vegetais, é considerada a melhor forma de prevenção contra o câncer. Além disso, as pessoas devem adotar hábitos saudáveis, como praticar exercícios físicos regularmente e evitar o consumo excessivo de álcool. Embora o consumo moderado de álcool não seja nocivo para a saúde, é importante lembrar que o exagero pode aumentar o risco de desenvolver câncer.

Apesar de muitos estudos já terem mostrado que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode aumentar o risco de câncer, este estudo é um dos primeiros a examinar o efeito do consumo de bebidas alcoólicas em mulheres. Os resultados mostraram que o consumo de álcool pode ter um efeito significativo no risco de desenvolver câncer.

Por isso, é importante que as pessoas mantenham um consumo moderado de álcool para reduzir o risco de desenvolver câncer. Além disso, é recomendável que as mulheres façam exames de rotina para garantir que possam detectar precocemente qualquer sinal de câncer. Dessa forma, as mulheres podem tomar as medidas necessárias para prevenir o câncer ou tratar o problema, caso já esteja presente.

Share this Article