O número de mortes causadas por tiroteios na Sérvia aumentou para três, após um confronto entre forças policiais e homens armados na cidade de Novi Pazar, na fronteira com o Kosovo. O tiroteio ocorreu na noite deste domingo (2) e, de acordo com a polícia, houve troca de tiros entre as partes.
Tiroteio na Sérvia
No dia 2 de maio de 2023, três pessoas foram mortas durante um tiroteio na cidade de Novi Pazar, na Sérvia. O confronto aconteceu entre forças policiais e homens armados, que teriam trocado tiros durante a noite.
A Sérvia sofreu outro tiroteio em abril deste ano, quando três pessoas foram mortas em Preševo, também na fronteira com o Kosovo. Na ocasião, as autoridades locais afirmaram que o objetivo dos homens armados era invadir o país.
Motivos do tiroteio
Ainda não foi possível identificar os motivos que levaram ao tiroteio na Sérvia. No entanto, a polícia acredita que o confronto foi motivado por questões relacionadas às relações entre a Sérvia e o Kosovo, que há anos não chegam a um acordo de paz.
A Sérvia reivindica a soberania do Kosovo, enquanto o Kosovo exige a independência. O conflito entre os dois países já dura décadas, o que tem gerado tensão na região.
Impactos na Sérvia
Os tiroteios na Sérvia têm causado preocupação entre as autoridades locais, pois podem provocar ainda mais tensão entre os dois países. Além disso, a falta de acordo entre a Sérvia e o Kosovo pode levar a mais violência na região.
A comunidade internacional tem se mobilizado para tentar chegar a um acordo de paz entre os países, no entanto, nenhuma solução satisfatória foi encontrada até o momento.
Conclusão
Os tiroteios na Sérvia têm aumentado nos últimos meses, o que tem gerado preocupação entre as autoridades locais. A falta de acordo entre a Sérvia e o Kosovo tem sido uma das principais causas de tensão na região, e a comunidade internacional tem se mobilizado para tentar chegar a um acordo de paz. No entanto, até agora, nenhuma solução satisfatória foi encontrada.