Vai fazer frio? Massa de ar polar reduz temperaturas e deve provocar novo recorde na região de Campinas

A Região de Campinas deve experimentar temperaturas baixas a partir desta sexta-feira (14). Isso se deve à chegada de uma massa de ar polar, que deve provocar um novo recorde de temperatura na cidade. De acordo com a Somar Meteorologia, esta massa de ar polar vem acompanhada por ventos frios e umidade, além da possível ocorrência de neve nas cidades mais altas da região.

A queda nas temperaturas já foi sentida em algumas cidades da região. Na quinta-feira (13), a temperatura mínima foi de 6°C, enquanto a máxima foi de 24°C. Já nesta sexta-feira (14), a previsão é de que a temperatura mínima desça para 4°C e a máxima para 18°C.

Massa de Ar Polar provoca queda nas temperaturas

A massa de ar polar é um fenômeno climático comum no inverno, caracterizada por temperaturas baixas, além de ventos frios e umidade. Esta massa de ar chega à Região de Campinas seguindo um fluxo de ar que sai do Polo Sul e passa por alguns estados do Sul do Brasil, antes de chegar à região.

A previsão para o fim de semana é de que os termômetros fiquem ainda mais baixos, com a temperatura mínima chegando a 2°C e a máxima ficando em torno de 16°C. Algumas cidades da região, como Valinhos, podem chegar a registrar temperaturas negativas durante a madrugada.

Possível ocorrência de neve

O fenômeno da massa de ar polar na Região de Campinas também pode provocar neve em algumas cidades mais altas, como Monte Alegre do Sul e Pedreira. Apesar de ser improvável que a neve caia na região, é possível que ocorram geadas durante a madrugada, em que as temperaturas ultrapassam o ponto de congelamento.

A chegada da massa de ar polar na Região de Campinas deve se estender até o início da próxima semana, podendo deixar temperaturas ainda mais baixas. Por conta disso, a população da região deve se preparar para dias frios e aproveitar as roupas de inverno que ainda não foram usadas.

Conclusão

A partir desta sexta-feira (14), a Região de Campinas deve experimentar temperaturas mais baixas devido à chegada de uma massa de ar polar. Esta massa de ar vem acompanhada de ventos frios e umidade, além da possível ocorrência de neve em algumas cidades mais altas da região. A previsão é de que as temperaturas continuem baixas durante o fim de semana e o início da próxima semana, podendo chegar aos 2°C durante a madrugada. Por isso, é importante que a população da região se prepare para dias frios e aproveite as roupas de inverno que ainda não foram usadas.

Share this Article