O Projeto de Lei das Fake News (PL 1079/20) chega à semana decisiva na Câmara dos Deputados. O texto segue para a votação em plenário e, se aprovado, segue para o Senado. O PL, que tem o objetivo de coibir a veiculação de notícias falsas na internet, é considerado polêmico por parte dos internautas, que temem restrições à liberdade de expressão.
O que é o Projeto de Lei das Fake News?
O PL 1079/20 foi criado com o objetivo de coibir a disseminação de notícias falsas na internet. O texto prevê que as plataformas digitais sejam obrigadas a apurar e remover conteúdos que sejam considerados falsos. Além disso, o PL também prevê a possibilidade de responsabilização criminal dos usuários que veicularem notícias falsas.
O que dizem os críticos do PL?
Muitos internautas temem que o PL das Fake News possa ser usado como forma de censura. A preocupação é que o texto possa ser usado para limitar a liberdade de expressão, pois a responsabilidade de identificar o que é considerado notícia falsa cairia sobre as empresas de tecnologia.
O que dizem os defensores do PL?
Os defensores do PL das Fake News acreditam que a regulamentação é necessária para conter a disseminação de notícias falsas na internet. Eles argumentam que as plataformas digitais têm o dever de garantir que os usuários não sejam expostos a informações incorretas.
Conclusão
O PL das Fake News chega à semana decisiva na Câmara dos Deputados. O texto, que tem o objetivo de coibir a veiculação de notícias falsas na internet, é considerado polêmico por parte dos internautas, que temem restrições à liberdade de expressão. Enquanto os críticos temem que o PL possa ser usado como forma de censura, os defensores acreditam que a regulamentação é necessária para conter a disseminação de notícias falsas na internet. Resta saber se o PL será aprovado ou não na Câmara dos Deputados.